UM BRASIL CRIANÇA
Dia 12, quando comemorarmos o Dia da Criança eu imaginarei como e porque é difícil ser criança neste país. Quando se olha para uma, quando se vê a criança, quando se imagina que ela representa o futuro do país, não podemos imaginar também o quanto ela é maltratada por seu solo pátrio.
Nossas crianças, principalmente as que não nasceram em berço um pouquinho melhor sofrem.
Elas, inocentes criaturas que não pediram para vir ao mundo e que aqui estão à inteira disposição de adultos incapazes ou de um país sem projetos públicos mais intensos voltados para ela. Vejam vocês, numa análise mais profunda do noticiário, como ela, a criança é largada ao “Deus dará” até dentro do seio de sua própria família, onde muitas vezes é relegada, quando não é violentada por padastros incapazes e até mesmo por pais que de pais não têm nada, absolutamente nada.
Fica difícil fazer comparações com outros países porque dói muito sabermos que a criança, em lugares mais civilizados do que o nosso, recebem toda a atenção a ponto de considerarem que antes dos pais está o estado, por obrigação e por devoção àqueles que serão um dia os braços da nação. É claro que não estamos dizendo que os pais brasileiros não têm capacidade de educarem seus filhos. Não. Mas temos que reconhecer que a eles, pais, também não são dados os meios condizentes para que essa educação seja validada em todas as suas necessidades. E quando falamos isto nos baseamos em muitos itens que acabam por permitirem que a criança nunca tenha a educação completa.
O Brasil é absolutamente falho no que diz respeito à assistência de saúde que permita que as nossas crianças cresçam com capacidade física e mental total, no sentido mais amplo das palavras. E aí, na educação oficial faltam escolas. E quando elas existem faltam professores. E quando eles existem falta capacitação e isto, num círculo vicioso imenso que vai transformando cada uma de nossas crianças em estatística para a morte precoce ou para o ingresso futuro em ambientes criminosos completamente dispensáveis para uma correta educação. E, na saúde, ainda que tenhamos o melhor sistema do mundo que é o SUS não estamos sabendo planejá-lo ou administrá-lo como devíamos, até frente ao que ele se propõe.
E aí vamos chegando à conclusão de que nossas crianças são produto de um Brasil Criança. De um país que com apenas 525 anos de existência não soube crescer, não soube aproveitar sua riqueza, não soube tirar partido de ensinamentos maiores. Somos um Brasil que ainda se acha esperto; que acha que roubar é crescimento e que manter coisas como a seca e o analfabetismo são produtos que geram votos; os votos que levam o país a buracos imensos, onde tudo é esquecido, inclusive o nosso futuro que deveria ser trabalhado em cima de cada criança de nossa terra. Não explorando-a em trabalhos infantis ou em assédios sexuais, mas em ensinamentos, em formação total, em respeito aos nossos símbolos pátrios, alguns dos quais esquecidos ou servindo de vestimenta eleitoral, totalmente frustrante.
Ah...se todos nós parássemos um pouco para pensar neste Brasil Criança com mais vontade, com mais entusiasmo, com mais certeza de que ele é o país que um dia foi declamado em prosa e verso como o país do futuro, mas que esquece que o futuro está em nossos filhos, em nossos netos. Nós, os que ainda podemos tratamos de passar o melhor para eles, mas somos só nós os pais que devemos fazer isto? A pátria precisa fazê-lo. E ela está esquecendo disso. Porque vem se tornando uma criança malvada, sem escrúpulos, sem visão de futuro. Sem entender que não adianta brigar no presente, principalmente pelos bens materiais, quando o futuro se torna incerto e impreciso.
Pudéssemos e sairíamos pelas ruas, não em comícios sem sentido, em baboseiras que pouco dizem, mas em aulas eleitorais, sim, que embandeirassem a criança brasileira e que pudessem mostrar ao povo que, se somos um país criança, serão elas, as nossas crianças que, educadas para tal, vão nos transformar num Brasil Adulto.
FOTONOTAS

LUIZ ALBERTO LEITE E SALETE – Este casal de empresários de Campina Grande, ele engenheiro e professor universitário, faz parte de minha vida, na verdade e de fato. Campina Grande, cidade que me traz grandes e profundas recordações sob todos os aspectos. Cinquenta anos de casados fazem com que as minhas emoções retornem com força total e os coloquem aqui, num preito de amor e de gratidão. Meus compadres, padrinhos de meu caçula, João Marcelo. Pessoas que me soam aos ouvidos sempre com muito amor e carinho. Vanessa e eu sempre estaremos gratos pelo que vocês são.

WENDELL PALHARES – Esse merece o meu respeito por sua competência, por sua maneira de expor ideias, algumas até ousadas demais para o ambiente em que trafega defendendo a notícia com responsabilidade, com clareza, com informação devida. À frente da Secretaria de Estado da Comunicação, Wendell tem se mostrado um tanto revolucionário nas questões que normalmente eram pragmáticas propondo modificações estratégicas, algumas nem tanto populares entre os meios de comunicação, mas necessárias para o avanço do estado em tema tão importante. Simpático e acessível, Wendell segue uma trajetória que será sucesso, sem dúvida.
PARE PRA PENSAR
Como agradar a gregos e troianos é uma das decisões mais difíceis da vida. Melhor tocar a vida sem buscar os dois parâmetros. Eles surgirão naturalmente.
ALERTAS DO DIA
* Deitamos e acordamos com notícias por este mundo, as mais estapafúrdias. A maior delas, sem dúvida é a estúpida prática que começou a matar gente e que é a inclusão de metanol em bebidas engarrafadas. Num país, onde se bebe e é uma realidade, como ficarão as coisas? Mas aí se pergunta também quais serão as atitudes a serem tomadas.? Como é que vai se adivinhar que essa ou aquela bebida não está metanolisada? O brasileiro tem coisas que só ele entende e pratica e essa é uma delas que vai entrar no rol dos crimes absurdos.
* Sinceramente, fico penalizado em ver a situação de dezenas de funcionários que estão sofrendo ou vão sofrer por conta da dissenção entre as TVs Gazeta e Globo. Jamais entraria no mérito da questão, até porque se trata e se tratou de tema jurídico, mas buscar uma solução para o desemprego é uma meta que pode ser tratada a muitas mãos. Fala-se em possível perda de “concessão”, o que particularmente acho que não poderia acontecer, o que piora a tensão, mas continuo achando que as mãos podem se apertar, incluindo o governo para evitar maiores estragos
* A algum tempo atrás tive casa de veraneio na maravilhosa Coruripe e sempre trafegava pela bucólica estrada estadual que vai até Penedo. Vejo com bons olhos, o que já foi anunciado, a federalização daquela estrada que, aliás, vai beneficiar o tráfego entre os estados de Sergipe e Alagoas, já que as obras da ponte já foram iniciadas. A estrada levará até a ponte, completando uma obra que será de primeira grandeza nessa administração de Renan Filho à frente do Ministério dos Transportes. Mas, ministro, e o lado de Sergipe, também será restaurado?
* A TV Cidadã, que tenho a honra de ser um dos fundadores em 2016 segue sua trajetória de maneira, por que não dizer, brilhante. Primeira e única TV aberta de um Tribunal de Contas no Brasil vem cumprindo sua missão a cada passo. Agora, o Jornal Atricon, de sua produção envolvendo todos os tribunais, está sendo transmitido semanalmente pela TV Justiça em cadeia nacional, o que representa reconhecimento e medalha no peito para todos nós que a fazemos estar no ar. Um abraço sempre à nossa equipe na Diretoria de Comunicação do TCE AL.
POR AÍ AFORA
# Agora é a grande dúvida: será que o presidente dos Estados Unidos e Primeiro Ministro de Israel vão realmente levar à frente o acordo que selaram para a paz na Palestina e na Faixa de Gaza? Será que os dois vão corresponder à vontade do mundo e fazer cessar o fogo selando a paz naquelas paisagens? O mundo precisa disso e sobretudo precisa de palavra de líederes, porque sem essa palavra nada pode acontecer de bom na superfície da terra. Paz, por favor, gente!
# O ex-presidente conservador Nicolas Sarkozy deverá entrar em breve na prisão, depois que a Justiça francesa o condenou na última quinta-feira (25) a uma pena de cinco anos de prisão no caso sobre o suposto financiamento ilegal de sua campanha eleitoral de 2007 por parte da Líbia. Sarkozy, 70 anos, está prestes a ser o primeiro ex-presidente francês a ser levado para uma prisão, já que o tribunal de Paris solicitou a aplicação provisória da pena. A Justiça deve comunicar nas próximas semanas a data do início do cumprimento da pena.
# O Palácio de Buckingham oficializou na sexta-feira (26) a visita de Estado do rei Charles III e da rainha Camilla ao Vaticano para o final de outubro.O comunicado não trouxe detalhes sobre o encontro dos monarcas britânicos com o papa Leão XIV, como data e hor ário, limitando-se a dizer que as informações virão "a seu tempo". Mas a nota especificou que "Suas Majestades se juntarão a Sua Santidade na celebração do Jubileu de 2025".
Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Whats’App 82 99977-4399