
O tucano Claudionor Araújo - que foi secretário na gestão do ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e chegou a dirigir o partido - destacou que o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) vive um “dilema” de ser ou não candidato ao governo do Estado de Alagoas.
Para uns, a candidatura de Rui Palmeira é dada como certa. Para outros, ainda é dúvida e o prefeito está cada vez mais distante de se anunciar no pleito. O que acontecerá - ao que tudo indica - ficará para o dia 7 de abril.
O PSDB, entretanto, não esconde o desejo de querer o nome de Rui Palmeira nas urnas. Teotonio Vilela Filho, ao desistir de disputar o Senado Federal neste ano, deixou claro esse sentimento.
Na visão de Araújo, Rui Palmeira - se for candidato - “enfrentará uma bem azeitada máquina de propaganda, um grupo político amplo, comandado pelo governador Renan Filho (MDB), com a caneta em atividade”. Ele ainda destaca ser o partido de Renan Filho o com maior tempo de televisão e rádio, além das alianças políticas firmadas com os prefeitos alagoanos.
É óbvio que a base de sustentação de Renan Filho é maior que a de Rui Palmeira.
Porém, Claudionor Araújo - quem sabe para pressionar uma decisão do prefeito - diz que, se Rui Palmeira, não for candidato, “amargará dois anos de ostracismo político”. É a próxima eleição só se dará em 2022 e com uma só vaga na disputa para o Senado Federal.
Caso Rui Palmeira queira ser senador lá na frente deve enfrentar Fernando Collor de Mello (PTC), que tentará renovar o mandato, além de Renan Filho (caso reeleito governador), ou até mesmo o deputado estadual Rodrigo Cunha. Sim, ele é citado por Claudionor Araújo.
Caso Rui Palmeira sonhe com o governo em 2022, também existirão nomes de peso a depender dos resultados das eleições deste ano.
Trocando em miúdos o que Claudionor Araújo diz, ainda que sem dizer, é o seguinte: “Ô seu Rui Palmeira, o negócio pode ser difícil agora, mas se não for agora, lá na frente vai ser bem pior”. Eis o incentivo de um tucano para a candidatura de outro tucano... É quase um "ou vai ou racha".
Estou no twitter: @lulavilar