LabSis detecta explosão de magnitude 1.8 em CraÃbas
Epicentro do tremor de terra ocorreu perto da Mineradora Vale Verde

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) detectou uma forte explosão no municÃpio de CraÃbas, no Agreste de Alagoas.
De acordo com os sensores, o abalo sÃsmico foi registrado à s 12h05 desta terça-feira (8) e teve magnitude 1.8 na Escala Richter.
O epicentro da explosão ocorreu a uma profundidade de seis quilômetros e perto da mina, segundo o LabSis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
De acordo com dados do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), desde o ano de 2020, tanto Arapiraca quanto CraÃbas já registraram mais de 80 tremores de terra em cada municÃpio. É um número expressivo para uma região historicamente considerada de baixa sismicidade.
Este ano, desde o mês de janeiro, já foram detectados três explosões na região, sendo uma no dia 23 de fevereiro, em Arapiraca, com magnitude 2.1 na Escala Richter, outra no dia 10 de maio, em CraÃbas, com magnitude 2.0 na Escala Richter, e o terceiro abalo sÃsmico no dia 23 de maio, na cidade de Arapiraca e com a magnitude 2.1 na Escala Richter.
A distância entre Arapiraca e CraÃbas é de apenas 17 km, mas a empresa mineradora, sempre que é indagada sobre a relação de suas atividades com os tremores de terra na região, nega qualquer vÃnculo com os abalos sÃsmicos.
Em notas oficiais, a MVV reforça que mantém as melhores práticas de ESG, que consistem em monitoramento ambiental contÃnuo estando rigorosamente dentro dos padrões exigidos na legislação brasileira e em linha com as melhores práticas internacionais.
Enquanto isso, o Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sÃsmica que ocorra no estado de Alagoas e em toda região Nordeste do paÃs.