Inspirado em Alagoas, equipe de Lula quer criar programa de bolsa universal no ensino médio

O programa Cartão Escola 10, criado pelo Governo de Alagoas, tem inspirado o gabinete de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que quer criar um programa de bolsas para alunos do ensino médio com foco na permanência dos estudantes na escola e resgate de jovens evadidos.
O Cartão Escola 10 é o maior programa de combate à evasão escolar do país e foi implantado no final de 2021 como forma de incentivar a permanência do aluno na escola, além de possibilitar a conclusão do ensino médio entre os jovens em situação de vulnerabilidade social.
O Cartão Escola 10 beneficia estudantes do ensino médio regular e do EJA (Educação Para Jovens e Adultos) Médio matriculados na rede estadual. Este cronograma contempla repasses das bolsas de frequência referentes ao mês de outubro, com o pagamento do valor de R$ 100 mensais a estudantes que obtiveram frequência escolar igual ou superior a 90% durante todo o mês, além de retroativos em casos de pendências.
Segundo uma matéria divulgada na Folha de São Paulo nesta terça-feira (29), a criação do programa federal de bolsas no ensino médio é prioridade para o futuro governo e foi um compromisso assumido com a ex-candidata ao Palácio do Planalto Simone Tebet (MDB).
Ainda conforme a Folha, a equipe de Lula pretende aumentar em R$ 12 bilhões o orçamento do MEC (Ministério da Educação) de 2023 a partir do espaço a ser aberto com a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Transição.