Crônicas, pra quem gosta de escrever, são como filhos, dão um prazer enorme fazê-las. No entanto, criar é que são outros quinhentos. Ambos. Gosto, de garimpar esses estudos polêmicos que influenciadores de plantão adoram publicar nas redes sociais. Em especial aqueles relacionados a neologismo, e descobertas em torno da comunicação visual, e linguística.

NOSSA VOZ. Por que nossa voz, enquanto falamos, é uma. E depois de gravada, é outra? Natalia Sandim , do Cifra Club postou no Youtube, um vídeo pra explicar. Acontece que quando produzimos nossa voz, é captada, de dois jeitos, ao mesmo tempo. Parte do som da nossa voz nos chega pelo ouvido externo, através do ar. E parte, chega pelo ouvido interno, através dos músculos e ossos. O que nosso cérebro capta é “interpretado” de uma maneira, mais grave. Já na gravação, é “traduzida” por nós e pelas outras pessoas, um pouco mais aguda.

SOM DA PAZ. Outro dia, na rede de internet, vi matéria sobre um som produzido por um toque de um sino [era o que parecia], cuja frequência causaria a quem escutasse, grande calma, e relevante paz interior. Em vão tentei novamente reencontrá-la. No entanto, achei outros assuntos relacionados bem interessantes. O Sino da Paz, criado em 1988, pelo grupo artístico “Embaixada da Paz”. Fundido com munição deflagrada contra pessoas, em conflitos, do mundo inteiro. Confeccionado para emitir som em Dó maior, é um apelo cultural pela paz no mundo.Está no Wikipédia.org.br

RUÍDO BRANCO? O ruído branco, é matéria do site institutodosono.com.br O artigo é extenso e rico. Foca a questão da saúde do sono. Causa curiosidade pelo apelo linguístico, uso da cor para adjetivar algo que não é captado pelo sentido da visão. O autor do texto ratifica que a comparação tem a ver com o espectro das cores, estudo de Física, na escola. Trata-se da união de todas frequências do espectro acústico na mesma potência. Com a função de abafar ondas sonoras variáveis, como miado de gatos, roncos, barulhos de carros, ou qualquer som que possa interromper o sono, ou dificultar o adormecer.

QUAL O SOM MAIS BONITO DO MUNDO? Inventei-me de perguntar ao Google, que me respondeu mostrando vários artigos sobre carros esportes! Reformulei a pergunta, e outras vagas respostas foram dadas. O mais intenso som, foi atribuído ao vulcão Krakatoa – Indonésia. Quando em erupção chega a 172 dB [Decibéis]. Em 1883 o som por ele produzido deu a volta ao mundo; O mais bonito som de um Instrumento musical, há quem diga que é do violino, mas é do Eufônio ou Bombardino, um parente do Pistão. Para Tio Patinhas [personagem de Walt Disney], o pato mais ranzinza do mundo, com certeza, o som mais bonito do mundo, é o de moedas tilintando dentro de seu cofrinho. O animal capaz de produzir o som mais intenso é a baleia Jubarte, 230 decibéis, com frequência que duram apenas 30 milésimo de segundo.

Ainda criança, aprendi que, com uma concha de crustáceo no ouvido, dava pra ouvir, o som do mar! Continuo achando isso fascinante! O cantar do galo ao raiar do dia, é belo. O grito de gol desentalado da garganta de um torcedor! A sirene da fábrica encerrando o expediente? O metálico estalo duma latinha de cerveja sendo aberta? A campainha da escola terminando as aulas? O misterioso som, quase imperceptível, que vem do universo. Seria a voz de Deus? Uma pessoa enamorada, dirá que o som mais bonito do mundo, é a voz do seu amado/amada. Pra alguém que está prestes a ser pai, ouvir o coraçãozinho do bebê, ainda na barriga da mãe, é a coisa mais encantadora do mundo.

O leitor, e leitora sabia que, a música interfere no gosto dos alimentos? É de um deslumbramento ímpar, se inteirar de tamanho conhecimento. Ainda que, o tempo todo desconfiássemos disso. Faltava alguém,que estudasse, pesquisasse e publicasse. São muitas matérias sobre o tema no Google. “As músicas com sons graves acentuam a percepção de alimentos amargo. Já as notas agudas acentuam a percepção de doces, e azedos.” Controverso exemplo ratificado no estudo, diz que quando queremos ser doce, amigável, nossa voz se torna aguda, e mais calma. O jeito terno de uma mãe falar com seu bebê. [o exemplo aqui é do cronista]. E usamos tom grave, se nos tornamos amargos. Seria o caso da voz incisiva de um policial, ao abordar um suposto meliante.[também do cronista, este outro exemplo]. Há estudo que diz música romântica e clássica favorecem e intensificam o paladar. O contrário ocorre se o que se ouve, ao comer, for chorinho, ou rock.

O maranhense de Açailândia, Domingos dos Santos Neto, de 24 anos, se popularizou nas redes sociais, realizando experiências científicas, utilizando materiais práticos e baratos. Em breve vai ser pai. Fez vídeo para explicar como funciona um aparelho de Ultrassonografia. Encheu metade de uma garrafa pet, com água, e explicou: “Se por acaso eu fosse cego, e quisesse saber se esta garrafa estaria cheia ou vazia, o que eu faria? Apalparia dando pequenos socos. Ao socar a parte que não tem líquido, o som produzido é um, e na parte com água, o som é outro. Dessa forma, através de ondas sonoras, transmitidas a um “leitor” chega-se a imagem real do que há lá dentro. É assim que funciona o aparelho de ultrassom.”

Estudos científicos comprovam, a oração da Ave Maria, recitada em Aramaico, a língua original falada pelos judeus, e por Nosso Senhor Jesus Cristo, propiciam curas milagrosas. O som produzido pelas palavras, causa na pessoa que a reza, uma conexão real com o Divino, trazendo serenidade, e paz de espírito, nunca antes experimentada. Eis a Ave Maria escrita em aramaico [fonte: site pt.scribd.com]

“Shlom lekh Mariam [Ave Maria ]
Malkath almin Mim’khen [Cheia de Graça]
Bezagtakh washabtakh [O Senhor é Convosco]
Berucha Alah d’yahmukh [Bendita entre as mulheres]
Yeshua [Bendito fruto Jesus].
Wellokh rukhahat d’gatlaat [Santa Mãe de Deus]
Wedi’idakh betyelidith [Roga pelos pecadores]
Hellelah alokin wa’abun [Agora e na hora]
D’beshmaya rukh d’gdishuta [ De nossa morte]
Amen [Amém].”

COISAS INÚTEIS, SÃO REALMENTE INÚTEIS? Isso é pano pra manga pra outra crônica. Porém, resolvemos dar um pontapé inicial aqui. Professor Flávio Paiva, na sua página no Instagram, nos instigou sobre o tema. Afirma que a inutilidade faz parte da vida do ser humano. E questiona: Quais são as coisas inúteis que você acha que tem, ou faz no seu dia a dia? Ficar olhando pro céu, só pra ver as nuvens passar. Se pegar observando uma flor amassada, um pedaço de papel rasgado. A gente vive numa roda-viva, uma eterna busca de fazer coisas que tenha algum sentido prático, alguma utilidade, que tenha serventia imediata. Com isso, não nos damos conta que as coisas, aparentemente, inúteis possuem seu valor. E são extremamente necessárias para nos completar como pessoa, como gente. Em especial, nesses tempos de exacerbado avanço tecnológico, que tem nos tornados cada vez mais frios, impessoais. Cada vez menos humanos.

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
FRASE DE PÁRA-CHOQUE DE CAMINHÃO
NÃO SOU SAFONEIRO, MAS VOU TOCANDO EM FRENTE.
VITAMINA DE MOTORISTA É POEIRA.
NA VIDA TUDO É PASSAGEIRO, MENOS O MOTORISTA E O COBRADDOR.
EM CASA MARIA REZA, NA ESTRADA MERCEDES BENZE.
MORO NO MUNDO PASSEIO EM CASA.
NÃO ME ACOMPANHE QUE NÃO SOU NOVELA.

Apelidos de PESSOA MAGRA Aqui no NORDESTE
SE DER UM VENTO... LEVA!TÁ SÓ A ALMA! TÁ SÓ A CAVEIRA! TÁ SÓ O PAU DA PLACA!
TÁ SÓ O VÉM-VÉM! TÁ SÓ OS CAMBITU! TÁ SÓ A TITELA! TÁ SÓ A GRADE! TÁ SÓ O FIAPO!
TÁ TÃO MAGRO QUE DE FRENTE PARECE DE LADO. E DE LADO, PARECE QUE FOI EMBORA!

COISA DE DOIDO
QUAL O CONTRÁRIO DE SALSICHA? AÇÚCARSICHA!
O CONTRÁRIO DE DIAMANTE? NOITESPOSA!
O CONTRÁRIO DE FECHADURA? ABREMOLE!
O CONTRÁRIO DE PAPELADA? PÁVESTIDA!
O CONTRÁRIO DE INGLATERRA? INGLACÉU!

CÚMULOS,INVENÇÃO LÁ DA NOSSA INFÂNCIA
CÚMULO DA PACIÊNCIA: CHUPAR UM PARAFUSO ATÉ VIRAR PREGO!
CÚMULO DA LIGEIREZA: FECHAR UMA GAVETA E COLOCAR A CHAVE DENTRO!
CÚMULO DA DOR: DESCER NUM TOBOGÃ DE GILETE, E CAIR NUMA PISCINA DE MERTIOLATHE!