Santana 360 GrausDdde7d00 d2fa 4017 b690 90843e895facDr. José Marques recebendo das mãos do Vereador Mário Siqueira o título de cidadão honorário de Santana do Ipanema

O Primeiro Doutor em Jornalismo titulado por universidade brasileira (1973), Bacharel em Jornalismo (Universidade Católica de Pernambuco, 1964), Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (Universidade Federal de Pernambuco, 1965) e Pós-Graduado em Ciências da Informação Coletiva (Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina, Quito, Equador, 1966). Com essas e outras qualificações e outras mais, José Marques de Melo, veterano jornalista sertanejo de coração, nascido em Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas recebeu o título de cidadão honorário da cidade na qual viveu sua infância e adolescência, Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas. 

Atualmente Titular da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, Presidente (2005-2008) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e Sócio Emérito (2004) da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Jornalista, professor, pesquisador, educador, formou várias gerações de jornalistas e de pesquisadores acadêmicos. José Marques é o primeiro doutor em jornalismo do Brasil e docente fundador da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), primeira escola de comunicação da América Latina.

Na manhã desta sexta-feira (30), o Doutor em Jornalismo José Marques recebeu o título de cidadão honorário da cidade Santana do Ipanema. Como filho adotivo da cidade sertaneja, com relevantes serviços prestados ao longo da sua vida que contribuiram para o desenvolvimento do município, o Presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Ver. Mário Siqueira ''Mário do Laboratório'' (PMDB) foi o autor da proposta de conceder o título de cidadão honorário ao primeiro doutor em jornalismo do país. A solenidade ocorreu por volta das 11hs da manhã e contou com a presença dos vereadores, prefeito e moradores da cidade.