NOSSA GALERIA

 

 

                                                                      

 

                                                                   

ASLCA empossa sua nova diretoria e novos acadêmicos em reunião festiva

ASLCA empossa sua nova diretoria e novos acadêmicos em reunião festiva

Acadêmicos presentes a solenidade junto com os novos empossados. (Fotos: Isis Malta)

Por Isis Malta - Graduanda de Jornalismo UFAL

 

 

A reunião também comemorou 5 anos de fundação da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes

Fundada em maio de 2012 a Academia Santanense de Letras, Ciência e Artes é uma instituição que fomenta a cultura, as letras e manifestações artísticas e científicas.

No último sábado a instituição comemorou seus cinco anos de fundação com uma reunião festiva que empossou a nova diretoria para o biênio 2017/2019 e também deu posse a novos acadêmicos efetivos, correspondente e benemérito.

A solenidade teve início com a formação da mesa e tribuna de honra. Os acadêmicos que formaram a tribuna de honra receberam do presidente José Malta Fontes Neto, de forma solene, o traje de gala que passarão a usar nas reuniões festivas.

A mesa foi composta pelo presidente José Malta Fontes Neto, Maria Verônica Araújo – secretaria municipal do Trabalho, Assistência Social e Defesa Civil, representando o prefeito Isnaldo Bulhões Barros, professor Gilberto Neto – diretor do IFAL Campus Santana do Ipanema, Cheops Araújo Malta – presidente do Rotary Club de Santana do Ipanema, Josinaldo Soares dos Santos – presidente da Associação Comercial de Santana do Ipanema, Bel. João Soares Neto – representante da Loja Maçônica Benfeitora da Ordem Amor à Verdade e Lions Club de Santana do Ipanema e Lucinês Luiz da Silva – gerente da VI Gerência Regional de Educação.

Os novos associados que foram empossados: Bartolomeu Barros e Antonio Machado (associados efetivos), Sebastião Florentino Malta (associado benemérito) e Maria Goretti Brandão Porfírio Santos (associada correspondente) foram conduzidos a tribuna de honra com as honras da casa feitas pelos acadêmicos convocados pela presidência).
 

Diretoria reeleita



Após a execução do hino de Santana do Ipanema aconteceu a posse da diretoria que foi mais uma vez reeleita para um mandato de mais dois anos: José Malta Fontes Neto (Presidente), Marcello André Fausto Souza (Vice-presidente), Fábio Soares Campos (1º Secretário), José Coelho Neto (2º secretário), Luiz Antonio de Farias (1º  Tesoureiro), João Francisco das Chagas Neto (2º Tesoureiro), Silvano Gabriel Pereira de Barros dos Santos (Bibliotecário).

Em momento contínuo aconteceu a solenidade de posse dos novos acadêmicos iniciando pelo empresário Bartolomeu Barros que recebeu o medalhão do acadêmico Antonio Azevedo Filho e o diploma da sua filha Maria Vitória Aquino Barros. O presidente José Malta colocou o pelerine que o acadêmico passará a usar nas reuniões festivas.

Na sequencia o escritor Antonio Machado Neto também foi empossado recebendo o medalhão do acadêmico Manoel Augusto de Azevedo Santos e o diploma da jovem Izabele Nayara. O presidente José Malta também colocou o traje de gala no novo acadêmico.

A acadêmica benemérita Maria Verônica Araújo e o acadêmico João Francisco das Chagas Neto entregaram o medalhão e o diploma de Associado Benemérito da ASLCA ao presidente do AABB Sebastião Florentino Malta, pelos relevantes serviços prestados a instituição.

O acadêmico João Neto Félix Mendes e o presidente José Malta Fontes Neto entregaram a medalha e o diploma de Associada Correspondente a escritora Maria Goretti Brandão Porfírio Santos.
 

Novos acadêmicos que tomaram posse



A solenidade teve prosseguimento com o juramento dos novos acadêmicos e pronunciamentos.

Usaram da palavra os novos associados da ASLCA que destacaram a importância de ingressarem na Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes.

O bacharel em direito João Soares Neto usou da palavra em nome da Loja Maçônica Benfeitora da Ordem Amor a Verdade que ele representou na oportunidade, para enaltecer o momento e parabenizar os novos acadêmicos, em especial ao seu irmão maçom Bartolomeu Barros. 

Representado o prefeito de Santana do Ipanema Isnaldo Bulhões Barros falou a secretária municipal do Trabalho, Assistência Social e Defesa Civil e Associada Benemérita da ASLCA Maria Verônica Araújo que de forma simples lembrou a fundação da academia em 2012, quando na época era gestora de cultura do município. Falou da sua alegria em estar presente na solenidade e levou a mensagem do prefeito, que por motivos superiores não pode se fazer presente à reunião. Disse do empeno do gestor municipal quanto a cultura do nosso município, quando das suas primeiras ações foi criar a Casa da Cultura, onde está instalada, agora de forma definitiva a Biblioteca Pública Municipal Breno Acioly a primeira do município e que era itinerante. Destacou também o espaço cedido pelo gestor na Casa da Cultura para a Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes e finalizou parabenizando a todos em seu nome e em nome do gestor municipal.

Finalizando os pronunciamentos falou o presidente José Malta Fontes Neto, que forma descontraída iniciou lembrando da I FELISI - Feira Literária, quando foram prestadas homenagens aos escritores santanenses e o marco para a fundação da ASLCA. Destacou o empeno do escritor e poeta Cláudio Jucá Santos, presidente da Academia Maceioense de Letras que foi o incansável batalhador para a fundação da nossa instituição. Destacou o trabalho da academia ao longo desses cinco anos, inclusive anunciando o lançamento do documentário O MAR DE CORISCO, curta-metragem incentivado pelos acadêmicos João Neto Félix Mendes e Marcello André Fausto Souza que conta um pouco da vida do santanense Sílvio Bulhões. Lamentou a ausência de alguns acadêmicos e justificou que foram os que moram em Maceió e que devido as fortes cuvas não puderam vir a Santana. Finalizou agradecendo a presença de todos.

Na sequência aconteceu a tradicional confraternização, animada pelo mestre de cerimônia professor Ronaldo Santos, acompanhado pelo músico Ailson Leite.

Clique aqui e veja os melhores momentos da festa registrados pelos repórteres do Portal Maltanet.